Texto dos Leitores!


.

V de Justiça.

     Faz parte do instinto humano o desejo de vingança, quando fazemos “justiça” com nossas próprias mãos nos sentimos tão bem, ficamos com esse incrível sentimento de um trabalho bem feito, no entanto, seria essa “justiça” realmente necessária? Ou melhor, ainda, seria ela justa?
     Claro, quando vemos desembargadores, juízes, promotores e outros cargos de poder, matar alguém pelo simples fato de estar bêbado, acidente, ou pela simples satisfação pessoal, e não sofrer exatamente nada por causa de sua anistia, realmente nos da uma repulsa enorme, no entanto, estaríamos sendo melhores que eles, se fossemos fazer vingança e matar ele e/ou sua família?
     Certo, a justiça é falha, nada é perfeito. Podemos ver isso facilmente inclusive no nosso Brasil, onde além de falha, a justiça é corrupta e pode ser facilmente comprada, no entanto somos simples humanos, não podemos julgar o que é certo ou errado, podemos apenas chegar a uma idéia conjutiva sobre o que podemos ou não fazer, e isso seriam as leis. A justiça também é um pouco estranha, ela protege o direito a vida no entanto nos permite matar alguém se estivermos agindo por fortes emoções, o que nos dá todo o direito de matar nosso agressor caso ocorra algo inscrito na lei, alguns exemplos seriam, o estuprador de sua filha, o assassino de sua família. Como podemos confiar em uma justiça dessa? Que é tão contraditória e tão imperfeita em sua própria origem.
     O primeiro código de leis criado, conhecido como Código de Hamurabi, tinha como a sua mais famosa lei a Lei de Talião, “Olho por olho, dente por dente”, o que resumidamente implica em pagar na mesma moeda. Um código que definiu o que é conhecido hoje como direito já defendia a vingança como uma justiça justa.
A vingança é errada, e a justiça não consegue suprimir tudo que é necessário, no entanto a culpa não é da justiça, e sim do ser humano que a corrompe. Um ótimo jeito de acabar com isso seria investimentos eficientes na educação um outro meio possível seria diminuir as diferenças entre as qualidades de vidas entre as classes sociais.
     Bem, o que é certo? O que é errado? Tirar a vida de alguém nunca será certo, não importa os motivos, no entanto, confiar em uma justiça que não consegue nem resolver seus próprios problemas internos por causa de corrupção entre outras coisas é meio impossível. 

Esse foi um texto enviado pelo leitor Gabriel Augusto, espero que gostem!

Your Reply