Pense, escolha e vote


.

O ‘poder do voto’ Consiste em escolher um líder que possa de forma justa defender os interesses de um Estado-Nação, como garantir saúde, educação e segurança. Quando observamos que pessoas morreram para poder conquistar o direito ao voto, descobrimos a sua importância

O movimento iluminista que se preocupava em denunciar a injustiça, a dominação religiosa e o estado absolutista, mudou a consciência de política, para alguns. Um dos precursores do iluminismo foi o filósofo
Montesquieu, que realizou uma crítica sistemática ao autoritarismo político e aos costumes de diversas instituições européias. Discutiu as formas de governo fazendo uma análise da monarquia inglesa no livro 'O Espírito das Leis'. Na mesma obra pregava que os poderes deveriam ser divididos entre Executivo, Legislativo e Judiciário. O rei deveria ser um mero executor.

Na sociedade que nós encontramos, as pessoas em sua grande maioria, não tem consciência do poder que tem nas ‘mãos’, visto que muitos políticos são escolhidos ao á caso sem levar em consideração suas medidas em prol do Estado.

Para mudar o cenário político de um país, é necessária uma participação ampla das pessoas para que deixem de ser ‘idiotas’ e assim se tornem cidadãos. ‘o poder emana do povo’ como dizia Rousseau, então para isso, basta uma iniciativa para que essa utopia se torne realidade.

Joel Souza.

Your Reply