Ser livre para ser


.


“Posso não concordar com nenhuma das palavras que saem da tua boca, mas defenderei até a morte teu direito de se expressar.” Já dizia Voltaire, grande pensador iluminista, o esboço de um dos fundamentos da democracia.
Porém, quase três séculos depois, ainda existem países que não seguem esses princípios. Um exemplo é a Coréia do Norte, onde a censura mascara a repressão do governo contra a população, vendendo ao mundo a imagem de um povo livre e feliz.
O mundo teve um grande avanço comparando-se a atualidade à Idade Média, em que a falta de liberdade de pensamento imposta pelo Tribunal da Santa Inquisição impediu o desenvolvimento da ciência.
No decorrer da história do Brasil também houve muitas lutas pelo direito de expressar-se, principalmente durante a ditadura militar em que os atos institucionais proibiam as pessoas de criticar ou pensar diferente.
Entre mortos e exilados, foram conquistados direitos que tornaram o país mais democrático como: o direito feminino ao voto em 1934 e, posteriormente, de todos os cidadãos em 1988.
Hoje, a liberdade de imprensa tem um papel fundamental para a transparência na política e para a conscientização dos cidadãos a respeito de seus direitos e deveres e é dever de toda a sociedade zelar por eles e, se preciso, lutar para que eles sejam respeitados.

Christoffer Bresolin.

Your Reply