O trabalho na construção da dignidade humana


.

     O trabalho é o que sustenta o homem, é o que mova uma população, é o que rege o homem. Você estuda uma vida inteira para poder escolher qual função irá desempenhar na sociedade, saber os bens que fará aos demais e o trabalho está totalmente associado na construção da dignidade do ser humano.
     O individuo estuda uma vida inteira, pois sonha um dia exercer a profissão que admira e que gosta. Ele passa noites em claro estudando porque o indivíduo vê naquela profissão a sua vida, já que a profissão que ele for exercer irá construir a sua vida quase que por completo. É ela que mostrará os princípios que ele deverá seguir diretamente proporcional a sua dignidade.
     Mas algo que ainda existe no Brasil é o trabalho escravo, um tipo de trabalho que não ocorre nos países desenvolvidos, uma maneira desumana de se tratar o seu semelhante. É horrendo isto acontecer em um país que quer se tornar uma potência mundial algum dia, o ser humano deve ser tratado com respeito qualquer que seja a sua escolha profissional.
     Por isso se vê em grande quantidade atualmente as pessoas montando os seus próprios negócios, para serem autônomas que se torna a melhor forma de não sofrerem nas mãos se patrões tiranos. Pois você sendo seu próprio chefe, sendo o dono, você constrói sua dignidade de acordo com os seus princípios que você carrega de toda a sua vida. Esses são princípios que estão totalmente ligados na construção da dignidade de um ser.
     Para isso deve-se fazer uma igualdade social para que as pessoas não sofram com o desrespeito dos patrões. Isso deve ocorrer para que elas não percam sua dignidade pois é no trabalho que muitas vezes se constrói a dignidade de uma pessoa e que as pessoas não percam uma qualidade que está em falta nos dias atuais, a dignidade.

Ulysses Guimarães.

Your Reply