Brasil mostra a tua cara


.

Quando se fala em educação, pesamos logo em um conjunto de fatores, que pelo menos deveriam trabalhar em harmonia professores, alunos e os pais. Para que Somente assim promovam o desenvolvimento intelectual, gerando cidadãos questionadores. Mas na realidade, isso não acorre, em alguns países.

O Brasil está entre as 10 maiores potencias do mundo, mas quando comparamo-lo com países europeus, essa realidade muda totalmente. Índices avaliativos, como IDH (índice desenvolvimento humano) composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação entre outros, nos mostra a realidade ‘nua’ e ‘crua’.

Os brasileiros se perguntam, mesmo já sabendo a resposta, para onde vai todo o dinheiro arrecadado pelo governo federal, pelo menos sabemos que para educação não é. A Disparidade no País é alta: a região Sul tem 37,9% dos alunos com a conclusão do Ensino Fundamental atrasada; já o Nordeste tem 71,4%. São 33,5 pontos percentuais de diferença entre a maior (Nordeste) e a menor (Sul) taxa de distorção no Brasil.

A criação de programas nada adianta se não houver uma participação ampla da população, entrosamento nas questões políticas, para cobrar seus direitos como cidadãos. Não adianta só votar, é preciso exigir. ‘povo tem o governo que merece’, vamos ou não mudar essa realidade?

Joel Souza

Your Reply