O valor da ética no caráter do ser humano


.

Hoje no Brasil se ouve falar muito na palavra corrupção , onde a mesma no Governo Federal não para de crescer e é nessas horas que se vê a falta que a ética faz. A ética parece esta cada vez mais ausente na sociedade brasileira e isso causa um grande problema para esta nação. 

O Brasil vem tendo uma crescente econômica chegando a ser a sétima maior potência mundial em relação a economia, isso acaba causando um sentimento de que os problemas deste território vem acabando, mas ao olharmos profundamente podemos ver que ainda existem vários obstáculos e um desses é a ética. Uma das causas para tal fato ocorrer seria que no Brasil só os pobres ficam na cadeia e quase sempre os ricos acabam se dando bem, causando um agravamento da ética, que deve ser combatido. 

Recentemente passou uma novela na Rede Globo chamada ‘’Insensato Coração’’, onde o banqueiro Horácio Cortez depois de tanto roubar de seus clientes, terminou na cadeia. Este fato ocorrido seria ótimo se fosse algo rotineiro, todavia o que ocorre é extremamente o contrário. A ética tem um valor exorbitante no caráter do ser humano, é ela que define a sociedade como um todo tanto para o lado positivo como para o lado negativo. 

Um tema que pode estar associado indiretamente a ética é a felicidade. Isto ocorre pois o capitalismo fez uma nova forma da busca pela felicidade se expandir que é o dinheiro e a sua conseqüente liberdade. Logo, a ligação desses temas é explicado com uma pergunta: Essa busca pela felicidade viria de uma forma ética? Esta pergunta é muito ampla, sendo que cada caso é particular por isso não se pode afirmar uma resposta concreta.

Portanto, para que o Brasil possua uma sociedade mais ética é necessário uma valorização dela. É preciso que as pessoas sejam valorizadas pelos seus atos éticos, que tenhamos exemplos de pessoas que tiveram suas atitudes éticas e que se deram bem com tais atitudes.

Ulysses Guimarães.

Your Reply