Gravidez na adolescência


.

A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas transformações. Essa transição entre a fase infantil e a adulta engloba inúmeras descobertas, uma nova maneira de ver o mundo e a chegada de novas responsabilidades e sonhos.

A gravidez, em termos biológicos, vai da concepção de um individuo até o seu nascimento. Ela ocasiona transformações físicas e psicológicas na mãe e exige uma maturidade psicológica e econômica do casal. Adolescência e gravidez, quando juntas, podem causar inúmeros problemas.

A ascendente vida capitalista e falta de tempo dos pais impedem o diálogo com seus filhos, fundamental para a conscientização acerca das armadilhas que a vida oferece como: alcoolismo, drogas e as conseqüências de uma vida sexual precoce.

Outros fatores que aumentam os indícios de gravidez na adolescência para quase 20% do total de nascidos no Brasil são: a degradação dos princípios morais e tradicionais e falsa idéia de liberdade, transmitidos e causados sobretudo pelos meios de comunicação.

As conseqüências desse processo são: filhos fugindo de casa ou sendo expulsos, a procura de clínicas clandestinas de aborto, colocando em risco a vida da mãe e do bebê e o aumento do número de recém nascidos deixados em orfanatos.

Há como se evitar que os números aumentem. Uma solução é ensinar nas escolas matérias relacionadas ao planejamento familiar e não só realizar a distribuição de camisinhas como ocorre. Outra saída é transmitir através dos meios de comunicações as conseqüências da gravidez na adolescência.

O fundamental, porém, é que os pais tenham a consciência de que é necessário ter uma vida bem dialogada com seus filhos, a fim de evitar não só a gravidez na adolescência como outros vários problemas que comprometem o futuro dos adolescentes.

Christoffer Bresolin

Your Reply