Panem et Circenses*


.

*Pão e Circo [termo latim]
Dedico esse texto ao meu prezado amigo Ulysses, que será um ótimo defensor da lei.
A sociedade atual herdou varias características do antigo Império Romano, como a língua, os Jogos Olímpicos, numeração, costumes sociais, jurídicos e administrativos. E nessa onda romana temos a atual política querendo prestar homenagem a um celebre imperador romano: Otavio Augusto [confesso que acho o cara um gênio, do mal, mas um gênio].

Quem nunca ouviu a expressão “Pão e Circo”? Ela foi uma citação do imperador romano Otavio Augusto, cujo modo de governar era totalmente voltado ao favorecimento dos patamares mais elevados da sociedade, trazendo miséria as classes baixas, popularmente conhecidas como povo.

Preocupado com revoltas populares por causa do seu estilo de governo, Otavio, astutamente, criou uma política de espetáculos, nas quais o povo passava o tempo assistindo disputas esportivas e lutas entre gladiadores e, durante os eventos, eram distribuídos alimentos, como trigo, para o povo. Uma tática bem planejada para tirar a atenção do povo de seus verdadeiros problemas e, como brinde, Otavio ganhou a fama de “imperador do povo” [claro, ele era muito bonzinho, dava comida e diversão de graça].

Atualmente o governo mostra estar bem inteirado da historia (ao contrario do povo, que alias, sequer tem condições pra isso) e usa a mesma tática mirabolante do Sr. Augusto. No Brasil existem 17 milhões de trabalhadores que recebem um salário mínimo por mês, que teoricamente é o suficiente para o sustento de uma pessoa e sua família, e para mostrar que “nos que estamos no poder somos bonzinhos”, o governo dá um auxilio de R$ 242,00 para essas famílias que recebem um salário mínimo ou menos por mês, além, e claro, da construção e reforma de estádios e ajuda financeira aos clubes para contratações milionárias de “craques”, fatores que proporcionam grandes espetáculos “futebolísticos” ao povo, afinal o Brasil é o país do futebol.

Com todas essas “vantagens” o povo esta satisfeito com o trabalho do governo. A história se repete de uma forma atualizada e melhor elaborada, pois se o governo não apoia e incentiva a educação, os futuros cidadãos continuarão a se distrair com partidas de futebol e aprender a sobreviver com pouco, enquanto os nossos políticos bonzinhos dão entrada no novo conversível e finalmente conseguem comprar o essencial para a vida de todo ser humano: seu Iate particular, mas é com muito esforço, afinal quem sobrevive com apenas R$ 36.000,00 [oficialmente] por mês? Sessenta e dois milhões de brasileiros podem responder a essa pergunta.

~Harry

Your Reply