Justiça


.

A humanidade ao passar dos séculos conseguiu alcançar grandes objetivos, conseguiu obter a energia, conheceu o fogo, se rendeu a tecnologia, inventou a imprensa e tantas outras maravilhosas que se não existissem hoje seríamos uma sociedade muito mais retrógrada. Porém, em um aspecto para que ela não evoluiu em praticamente nada, que vem a ser a justiça.


O termo justiça (do latim iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos da sociedade. A justiça tem esse papel fundamental na ordem social da sociedade, pois é com ela que os meliantes são presos, a justiça vem com o papel fundamental de manter uma força sobre a sociedade, muito de maneira coerçiva (quando o Estado aplica uma sanção).


Há uma parte da sociedade que é a favor da prisão perpétua ou da pena de morte, como um meio de fazer com que os meliantes mais criminosos fiquem trancafiados em suas celas ou até mortos para que eles não voltem ao convívio social e não possa ameaçar a segura pública. Isso é um meio de se fazer justiça muito contraditório, pois ao mesmo tempo que o Brasil é conhecido por ser um país que a injustiça fica ao extrema, na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 10 de Dezembro de 1948 diz que todo ser humano é igual ao outro perante a lei, logo a pena de morte seria algo que contra sede com esse artigo da DUDH.


Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal). A cumprição da lei, mas a palavra igualdade está cada vez mais perdendo força ao se comentar sobre a palavra justiça, isso porque no Brasil, essa igualdade não existe, existe sim a supremacia dos mais ricos perante aos mais pobres.



Portanto, a justiça tem um papel fundamental a sociedade, se ela não existisse as pessoas não teriam segurança para viver suas vidas de maneira tranquila. A justiça tem como papel principal fazer da sociedade um lugar mais democrático, mais seguro para poder se viver, a justiça é fundamental, e o ser humano deve saber utiliza-lá da melhor maneira possível.


Ulysses Guimarães.

Your Reply