Desenhos animados


.

Minha infância foi, literalmente, mágica. Mesmo quando não estava brincando de esconde-esconde ou “cabra cega” com um monte de outras crianças, eu estava em casa lutando contra vilões imaginários ou tentando ser tão esperto quanto os animais falantes. Desenhos animados fizeram parte da minha infância e foi, sem duvidas, uma das partes mais legais ser criança nos anos 90. Com os desenhos aprendíamos que o bem sempre ganha, que ser corajoso e uma das maiores características de um herói, que animais podem falar e ser bem mais espertos que o homem kkkk’

Até hoje gosto de assistir desenhos e lembrar essa parte incrível da minha infância, mas me deparo com os desenhos atuais... Sinceramente tenho dó das crianças que crescerão com esses desenhos como lembrança. Os desenhos atuais estão desmembrando os antigos heróis e as animações, substituindo por animações “alternative” e personagens, no mínimo, toscos, com uma linguagem totalmente sem sentido ou graça. 

Vou pegar como exemplo um desenho chamado “Hora de Aventura”. Quando ouvi meu primo dizer “quero assistir Hora de Aventura”[classificação 12 anos (eu ri)], pensei “Pô, deve ser bacana esse desenho, vou ver também”. Tudo legal, coloco no desenho animado... Apenas minha curiosidade em saber o desfeche da historia mais bizarra de desenho animado que eu já vi me manteve na frente da TV. O episodio tratava-se de um dia em que os protagonistas [será que os desenhistas nunca viram um corpo humano de perto? Que eu saiba eu não pareço um tubo com 4 varetas fazendo função de membros] invadem o esconderijo do vilão e ele não esta, porém ao invés de ir atrás do dito vilão, eles decidem esperar até que ele volte. Eles ficam porá lá, tendo conversas lezas entre si, quebrando tudo que põem a mão e descobrindo que o vilão é um ninja de gelo. Até ai deu pra engolir, forçando, mas deu. Porém o vilão resolve chegar, com seu assistente, um pinguim macho, que acaba de vim do hospital onde acabara de por um ovo, e desse ovo nasceu um lindo gato rosa que flutua... Depois disso comecei a considerar as Meninas Super Poderosas como heroínas [mentira XD].Além disso tem vários outros detalhezinhos que nem irei citar.

Depois de ver meu primo assistir isso, corri pro PC e encomendei alguns DVD’s pra ele, como a Caverna do Dragão, Digimon, Bayblade, Liga da Justiça; algo que, mesmo que levemente, lembre a realidade e não tenha um roteiro para crianças com 1 ano de idade [isso porque elas ainda não tem nenhuma compreensão do que esta em volta delas]. Esses desenhos, a meu ver, não contribuem em nada com a capacidade mental da criança, não tem uma historia lógica, não segue uma linha cronológica de acontecimentos, não faz a criança torcer para que seu herói salve o mundo ou que derrote seus inimigos.
- Mas Harry, são crianças, elas precisam dessas lezerinhas pra serem crianças boazinhas. Não posso colocar uma criança pra assistir um homem batendo em outro, além do mais desenhos não precisam seguir a realidade – Eu cresci assistindo Dragon Ball Z, Superman, Power Rangers... Nem por isso me tornei uma pessoa agressiva que vive as margens da sociedade. Se você põe uma criança pra assistir lezeira, ela vai pensar lezeira. Acreditar que existe um coelho falante, tão esperto que consegue enganar um caçador e bem diferente que acreditar que um pinguim MACHO vai BOTAR um ovo e dele vai nascer um GATO ROSA QUE VOA.

Desenhos animados fazem parte da infância de todo mundo, eles nos expiram [quem nunca quis ser tão corajoso quanto seu herói favorito?] e aguçam nossa imaginação. Não estou incentivando ninguém a colocar as crianças para assistir desenhos antigos 24 horas por dia, mas tudo em sua dosagem certa pode ser benéfico. Um pouco de faz de conta cria uma pessoa criativa, esperta, que é o que a sociedade precisa.

~Harry

Your Reply