Preconceituando


.

É complicado afirmar que você é uma pessoa sem pré-conceitos, alias acho meio que impossível. Eu por exemplo sou uma pessoa completamente preconceituosa: tenho preconceito com estranhos, tenho preconceito com cobras, tenho preconceito com outros refrigerantes que não sejam Coca-cola ou afiliados, tenho preconceito com becos escuros, tenho preconceito com mulheres que tem o segundo dedo maior que o dedão [geralmente elas são muito brabas].

Sim, eu tenho preconceito com coisas bobas, o preconceito não serve só para negros ou gays ou deficientes. Preconceito é tudo aquilo que julgamos antes de ter um contato ou experiência real com o objeto ou ser. Por mais que eu assista Animal Planet ou ouça biólogos falando que as cobras só atacam pra se defender, eu continuo acreditando que as cobras ficam caçando seres humanos para mordê-los e mata-los, podendo assim abrir caminho para que elas possam dominar o mundo, por esse motivo, eu acho que toda cobra é má, não quero saber se e peçonhenta ou não, não as quero perto de mim.

No caso dos estranhos, é um preconceito global, não existe ser humano no mundo atual que não tenha, afinal, o estranho sempre gerou medo e duvida no homem. Eu não abro a porta da minha casa se eu vejo uma pessoa desconhecida batendo, por mais que seja o ganhador do premio Nobel da Paz, pra mim essa pessoa vai entra na minha casa e roubar tudo que tem dentro e me matar se eu não cooperar.

Tem também o caso de quando julgamos um indivíduo por uma característica que o inclui em um grupo que posteriormente eu já tive uma experiência ruim, sendo mais direto: toda loira é burra. Até onde eu sei a cor do cabelo do individuo não se aplica ao seu grau de inteligência, porém se alguma pessoa loira comete um deslize e porque é loira, se fosse uma morena ou ruiva só seria um acidente ou falta de atenção. Tem um exemplo curioso, o qual eu enfrento frequentemente: o preconceito com pessoas altas [ta preconceito é uma palavra forte demais, porem ilustra bem a mensagem]. Vamos aos fatos: 8 a cada 10 pessoas que me conhecem já perguntaram se eu vou ser/sou jogador de basquete. Ta, elas fazem isso inocentemente, mas “putitanga” será que só porque sou alto tenho que necessariamente jogar basquete? Eu não poderia ser médico ou qualquer outra coisa? – Aff Harry, que isso, as pessoas só perguntam isso porque a maioria dos jogadores de basquete são altos... - Exatamente! A maioria dos jogadores de basquete são pessoas altas e não a maioria das pessoas altas são jogadores de basquete! Cada “ser alto” pensa de uma forma diferente, é um universo diferente, então essa pessoa não irá necessariamente gostar de basquete.

Então resumindo tudo, preconceito é algo que sempre fez e sempre fará parte da vida de qualquer ser humano. Com “o que” e “como” você expressa esse preconceito e que deve ser refletido se tem sentido ou não, se realmente é necessário, se a ideia base do meu preconceito e realmente valida e lógica.

~Harry

Your Reply