Nós Somos Os Campeões


.

A música ''We Are The Champions'' (Nós Somos Os Campeões) é por muitos consideradas uma das maiores obras primas da história do rock, cuja música da banda britânica ''Queen'' de autoria do vocalista e pianista da banda Freddie Mercury ressalta o poder da autoconfiança, um tema que é pouco discutido atualmente, mas que possui uma vasta importância no estudo do campo psicológico do indíviduo.

Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. A autoconfiança é importante, pois com ela o ser humano pode se sentir mais capaz de realizar seus desafios. Uma das maiores verdades é que o ser humano precisa vencer os seus medos durante a sua vida e a autoconfiança surge como uma importante aliada a isso, logo que ele tendo ela ele terá mais coragem para enfrentar os seus e sair vitorioso em suas batalhas durante a vida.

Todavia, a autoconfiança também pode vir a possuir seus lados negativos. Isso vem a ocorrer quando a pessoa se torna soberba, considera tudo com a maior facilidade do mundo e que ela estará sujeita a levar as maiores quedas de sua vida. A autoconfiança deve existir de uma maneira equilibrada na vida da pessoa, ela não pode ser a pessoa mais pessismista ou a mais otimista possível, ela precisa dosar a sua autoconfiança para que ela não venha a ser prejudicial em sua vida.

Na abordagem psicoterapêutica de Friederike Potreck-Rose e Gitta Jacob (2006), a auto confiança representa ''uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho" e inclui as convicções de saber fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de algo. Ela pode ser uma principal aliada da pessoa quando ela se é intimidada a fazer algo, ser menosprezada, a auto confiança ganha uma grande importância nessas ocasiões.


Portanto, é necessário que a pessoa possua auto confiança em suas atitudes, é preciso que ela confie em si mesma, pois com isso ela possuirá mais chances de fazer algo que venha a dar certo, mas também é necessário que ela saiba administrar isso, pois auto confiança acima do normal pode se tornar soberba e ser muito prejudicial a vida da pessoa, logo auto confiança é excelente, contudo, deve ser minimamente administrada para o bem do individuo.


Ulysses Guimarães.

Your Reply