Coragem


.

A civilização mundial vem perdendo um costume de suma importância para a boa convivência universal, esse costume é o de lutar pelos os seus direitos, ter coragem para progredir na vida. Cada vez mais as pessoas vem abdicando dos seus direitos por omissão, ou apenas falta de coragem por uma vida melhor.

A coragem é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou a intimidação. Uma pessoa corajosa é uma pessoa que, mesmo com medo, faz o que tem a fazer. Pode ser dividida em física e moral. Portanto, a coragem não quer dizer enfrentar tudo de maneira inconseqüente, mas saber enfrentar da maneira mais correta possível, o ato de ser corajoso é fazer o que é necessário ser feito enfrentando todas as conseqüências.

Atualmente a coragem é pouco vista na vida das pessoas, pois elas se tornaram omissas ao seu redor, não procuram progredir ou buscar uma melhor qualidade de vida. Acontecimentos como o da Primavera Árabe deveriam ser considerados normais.  Todavia, mediante a acomodação dos povos a regimes ditatoriais o que aconteceu em países como a Líbia, Tunísia e Egito se tornaram eventos com uma imensa notoriedade de coragem, logo que a maior parte do mundo não possui coragem para tal feito.

Platão correlaciona coragem,razão e dor.. A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor. A coragem está diretamente ligada ao instinto de sobrevivência do ser humano, quando ele se vê ameaçado por algo ele cria coragem para fazer coisas que em situações comuns ele não teria coragem para tomar certas atitudes.

Portanto, a coragem é uma palavra que pode ter saído de moda nos tempos atuais, mas a importância dela ainda é significativa, as pessoas precisam possuir coragem para atingir os objetivos que ela possuir em sua vida. A coragem talvez seja a principal aliada na busca de qualquer ser humano: a felicidade, logo, a felicidade foi feita somente para os corajosos.

Ulysses Guimarães.

Your Reply