Honestidade


.

Com o passar dos séculos, a humanidade vem perdendo valores valiosos importantíssimos que deveriam ser guardados a sete chaves. Um dos valores que mais vem se perdendo é o da honestidade, um sentimento tão nobre que qualifica o homem a um patamar inigualável.

Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma  qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo. A honestidade tem como papel principal fazer com que uma pessoa vença seus obstáculos com seu próprio esforço e pela sua honra, sem ser injusto ao outro ou se favorecer indevidamente.

Muitas afirmam que o maior problema do Brasil não crescer está ligado incondicionalmente a situação vexatória na qual se encontra a educação brasileira. Todavia, o Brasil é um dos países que mais investe na educação, só que para onde esse dinheiro vai é na qual se torna a grande barreira para o Brasil chegar ao seu desenvolvimento, pois mais e mais políticos desviam essas verbas para os seus bolsos ou para contas em paraísos fiscais.

Em sua argumentação, Nietzsche explica: nada sabemos sobre a “honestidade”, mas tão-somente sobre ações isoladas, cada distinta da outra, as quais nós, arbitrariamente e descartando sua individualidade, atribuímos um sentido comum, dando-lhe o nome “honestidade”.  A honestidade portanto, não tem uma definição exata, contudo, definimos ela como sendo as atitudes que o ser humano deve tomar,  logo que cada vez mais tem virado exceção fazer o que é certo.

Portanto, a honestidade deve ser prioridade na vida de cada ser humano, a honestidade dita como a pessoa vai ser e como ela vai agir. Ela é sem dúvidas a característica mais importante na formação do caráter de um homem, pois honestidade não se compra e não se vende, ou você tem, ou você não tem.

Ulysses Guimarães.

Your Reply