A importância da leitura


.

Um país é feito por homens e livros. Essa é uma das várias frases célebres ditas pelo escritor Monteiro Lobato. Um país é formado de acordo com a leitura de seu povo (tanto a leitura em si, tanto como a leitura de mundo), com o conhecimento adquirido através do hábito da leitura.

Entretanto, não vemos um hábito feroz pela leitura na atual sociedade brasileira, a globalização que aparentemente só traz benefícios para a vida da população trouxe a desvantagem da diminuição da leitura. A tecnologia trouxe a era dos computadores, a qual se encontra o costume da pessoa ter objetivo de comprar um computador ao invés de um bom livro.

Cada vez mais vem crescendo o acesso as rede sociais por parte de quem utiliza a internet. Esse fato não diminui o hábito da leitura explicitamente, contudo empobrece a leitura de seu povo. Isto prejudica logo que a maioria dos internautas não utilizam o acesso a internet de maneira produtiva já que ao contrário de visitarem sites que enriqueçam a sua leitura de mundo, eles preferem visitar sites que não contribuem para uma boa compreensão de leitura de mundo.

Atualmente no Brasil vem se dando valor mais para músicos que não dizem nada com as suas músicas do que para os nossos escritores. Nas escolas não existe um incentivo maciço pela leitura o que agrava este problema, é preciso que o Brasil volte a ser reconhecido pela inteligência de seu povo, é necessário que voltemos a ter escritores como Machado de Assis, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Aluísio de Azevedo que só chegaram aonde eles chegaram por causa da leitura.

O Brasil precisa incentivar sua nova geração para o caminho da leitura, pois só com ela o Brasil pode evoluir, a geração que foi acostumada a conviver somente com os computadores precisa ser readaptada para o caminho dos livros, já que será com eles que elas poderão ter um futuro melhor e fazer o seu país evoluir. 

Ulysses Guimarães.

Your Reply