Amigos serão amigos até o fim


.




‘’Friends will be friends’’, esse é o nome de uma música da banda britânica Queen (cuja tradução do nome da música é ‘’Amigos serão amigos’’) composta pelo vocalista Freddie Mercury e pelo baixista John Deacon, esta música retrata sobre o valor da amizade, um tema que parece que foi posto de lado ao longo das gerações que sucederam a humanidade.

A amizade é a busca por uma pessoa que possa compartilhar segredos, tristezas e momentos de alegria, pode ser considerada uma busca pela sobrevivência contra a solidão. A amizade está mais presente na vida das pessoas durante a adolescência que é a fase da vida do ser humano onde a pessoa se revolta contra todos sendo até chamada como a fase da ‘’aborrescência’’ por causa da flutuação de hormônios. Nessa fase da vida os amigos da mesma faixa etária substituem os familiares, pois por estarem na mesma idade dos amigos eles podem vir a compreende-los de uma maneira melhor.

No entanto é quando se chega na fase adulta que a importância da amizade tende a decrescer. Isto acaba ocorrendo porque é nessa fase da vida que a competição no mercado de trabalho se expande. Pode-se julgar o capitalismo um causador disto indiretamente, logo que ele tem como a principal vertente a busca excessiva pelo lucro. Portanto essa busca pelo lucro se torna uma causadora da pessoa buscar o dinheiro ao invés de uma amizade verdadeira.

Todavia a amizade não possui somente lados positivos, ela também possui seus aspectos negativos que é quando ela se torna prejudicial a pessoa. Isto pode vir a ocorrer no momento em que a pessoa vem a dar um valor maior ao amigo do que a si mesma. Um outro fator que pode ser prejudicial a amizade é quando a pessoa não sabe escolher seus amigos e acaba adquirindo más influências ou até mesmo amizades falsas que só a venham prejudicá-las no futuro e outro fator é quando a pessoa deixa de ser algo que ela é para conquistar amigos deixando a sua personalidade de lado.

Platão afirmava a amizade sendo como uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro. Isso porque a amizade é algo que envolve mais de uma pessoa e cuidadosos um com os outros porque ela é como se fosse um amor entre duas pessoas só que é um amor de amigo. Já o psicólogo norte-americano Carl Rogers dizia a amizade ser a aceitação de cada um como realmente é, logo que na amizade verdadeira a pessoa vai gostar da outra não pelo o que ela tem, mas sim pelo o que ela é de verdade.

A amizade é essencial para a vida do ser humano, logo que é uma verdade absoluta que é quase impossível viver sozinho. No ano de 2008 a Rede Globo apresentou uma Minissérie de nome ‘’Queridos Amigos’’, nessa minissérie retratava amigos que ficaram distantes durante anos, mas que não esqueciam a importância da amizade de cada um para o outro. Esta Minissérie resgatou o valor da amizade que parece que ficou escondida ao passar dos anos, sendo que poucas pessoas tem dado valor a ela atualmente.

Para que a amizade volte a ter um valor significativo na vida das pessoas é preciso que ela seja exaltada por quem as possui. As pessoas dizem que nascem com o objetivo de serem felizes, mas não tem como não ligar a felicidade ao sentimento da amizade já que a amizade é um conjunto de fatores, pois é ela que constrói o indivíduo, a amizade modifica o homem por um todo, pois com ela ele vem a deixar de pensar somente em si mesmo e começa a pensar no próximo formando um sentimento grandioso e que qualifica o homem a um nível inalcançável.

Ulysses Guimarães.

One Response to “Amigos serão amigos até o fim”

  1. Inspirou-se em mim né? *o* HAIWOEH
    Gostei :D
    ~clica em curti~ kkkkkkk

Your Reply