Será que a culpa é da natureza?


.


A seca mais severa dos últimos 60 anos está atingindo milhões de pessoas na região conhecida como “chifre da África”. A Organização das Nações Unidas declarou fome crônica em parte da Somália, ação tal que não ocorria desde a década de 80 do século passado. Podemos apontar que o motivo principal da fome é natural, agravado pela guerra civil?
O motivo que tem sido apontado para o agravamento da seca e conseqüente aumento da fome é o aquecimento global, mas quando analisada de forma minuciosa, vê-se que talvez a fome em um nível tão elevado não seja somente causada por fatores de ordem “natural”, visto que já houve outras estiagens que foram minimizadas.
Como em diversas partes do mundo, técnicas de irrigação e as milhares de toneladas de alimentos já doadas por vários países, inclusive pelo Brasil, poderiam ter mudado a situação a tempo. O Problema é que isso passa por uma política bem organizada, situação não presente na região.
A Somália vive uma crise em todos os aspectos possíveis. Desde 1991 não tem governo central reconhecido, a guerra civil parece não ter fim e milícias dominam grande parte do país. Com a guerra boa parte da infra-estrutura foi destruída nesses últimos 20 anos e com isso as pessoas são impossibilitas de comunicarem e se locomoverem, sem contar que as ajudas humanitárias não conseguem chegar a áreas críticas do país.
O resultado dessa falta de estrutura vem à tona quando comparamos a região a um país desenvolvido. Em 2005 o furacão Katrina assombrou vastas áreas dos Estados Unidos, chegando a categoria 5 da Escala de Furacões Saffir-Simpsom, e aproximadamente mil pessoas morreram. Nos últimos 3 meses morreram ,em média, 300 crianças por dia na Somália, totalizando 29 mil crianças e mais de 600 mil estão subnutridas.
A realidade da Somália infelizmente é apenas mais uma na África, continente devastado por doenças, fome e guerras. O Ocidente que culpa as milícias pela guerra civil parece esquecer do passado da África, desse jeito num futuro não muito distante leremos que a Conferência de Berlim foi uma reunião da Al Qaeda. A fome da África, como os outros problemas, é complexo e precisa ser resolvido por uma ajuda mútua do mundo inteiro, procurar culpados não resolve problema algum, somente investindo na região pode-se ver mudança,a situação atual só mostra de uma forma global a teoria de Hobbes de que “o homem é o lobo do homem”.

Your Reply