Como vencer o xenofobismo?


.

A xenofobia vem crescendo muito nos dias atuais, esse movimento xenófobo acontece ao momento que as pessoas criaram uma aversão ao que é novo, elas preferem julgar antes de conhecer algo vindo de fora do que vir a conhecer o que é esse ‘’novo’’.

A palavra xenofobia consiste na desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo o que é incomum ou vem de fora do país. As primeiras atitudes xenófobas podem vir a serem oriundas da civilização romana que denominou de ‘’bárbaros’’ os primeiros povos que elas vieram a conhecer. Isso pode ser considerado um ato xenófobo porque mesmo que esses povos tivessem atitudes estranhar (saquear, roubar), cada povo tem o direito de possuir sua cultura por pior que ela venha a ser.

O xenofobismo é visto em maior número na Europa, todavia ele vem crescendo em número alarmante no Brasil. Esse crescimento se evidência quando vemos a rixa que ocorre em paulistas com nordestinos e tantas outras no Brasil. No Carnaval 2011, uma escola de samba paulista que iria homenagear os nordestinos em seu enredo foi amplamente criticada por outras escolas de samba e pelos paulistas que não reconhecem a importância do nordestino na sua cultura.

Para que os movimentos xenófobos venham a decrescer é preciso uma conscientização de que todos os seres humanos são iguais perante a lei conforme está escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos porque é vexatório em pleno Século XXI as pessoas ainda não terem abolido a palavra preconceito do seu vocabulário.


Ulysses Guimarães.

Your Reply