Violência: A barreira para o desenvolvimento


.


Imagem disponível em: http://clubedamafalda.blogspot.com. Acesso em 13 de julho de 2011, às 21:36.

Um homem conhecido apenas como "Carlos", de aproximadamente 50 anos, foi agredido e teve o corpo queimado perto das 5h15 da madrugada desta sexta-feira (1), bairro Boqueirão em Curitiba. A vítima foi encontrada agonizando dentro de um carro na esquina da rua Alcindo Guanabara com Carlos Essenfelder. Chovia no momento do atentado e quando a viatura do Siate chegou não havia mais chamas no corpo. O homem chegou a ser levado para o  Pronto Socorro do Hospital Evangélico, mas não resistiu.
O Brasil não tem como missão erradicar a violência, todavia é necessário diminuir o elevado número em que ela vem ocorrendoNos países de maior desenvolvimento como Dinamarca, Noruega, Japão e outros ela ocorre, porém em números quase desprezíveis. Segundo o IBGE nos anos entre 1992 e 2004 aumentou em 7,7 para cada 100 mil habitantes e com base na UNESCO a cada 13 minutos um brasileiro e a cada 7 horas uma pessoa é vítima por arma de fogo no Brasil.
A violência pode ter seu principal fator na desigualdade social, onde muitos têm outros não possuem nada. Isso se deve a má distribuição de renda que é o ponto mais frágil no Brasil quando se trata do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O desrespeito também é uma forte causa da violência no Brasil, o desrespeito é conseqüente das injustiças e afrontamentos, sejam sociais, sejam econômicos. E, o desrespeito, produz desejos de vingança que se transformam em violências.
Outra corrente que tenta explicar a violência é a interpretação do Filósofo Thomas Hobbes afirmava que o homem é o lobo do próprio homem, subtende-se com isso que a violência acontece pelo homem ser mal e não por causa do seu exterior, da desigualdade social.
A violência trás terríveis conseqüências ao Brasil das quais a falta de liberdade se destaca. Não se sabe nem se os contratados para proteger a sociedade a defendem de fato. A falta de confiança somada a altos níveis de violência causa um aprisionamento da população atrás de sistemas de segurança em suas próprias casas, formando uma verdadeira cultura do medo.
Essas e outras violências que ficam impunes no Brasil levam a uma “adaptação”. A população em medo constante é roubada mesmo sem perceber pelos seus próprios governantes e quem pratica o ato de violência e fica impune acaba se acostumando a se expor ao pequeno risco de ser punido para lucrar, como diria Nicolau Maquiavel: Os fins justificam os meios.
Para poder tentar diminuir a violência seria necessário investir na educação, formar uma nova geração de pessoas que não precisem da violência para subir na vida. Logo que uma pesquisa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) afirmava que se gasta R$ 1.581 com um presidiário e R$ 173 com um aluno da escola pública. É imprescindível investir na educação para que o Brasil possa vencer este problema, que é a violência, para poder chegar ao tão almejado desenvolvimento.

Ulysses Guimarães

Your Reply