O sentido da felicidade


.



O Capitalismo tornou o mundo um mapa de negócios, tornou a vida das pessoas mais corrida e fez com que as pessoas não se preocupassem com as outras e em alguns momentos a pessoa não se preocupa nem se ela é feliz realmente. Essa nova forma de viver gerou uma pergunta muito discutida: As pessoas de hoje são ou não são felizes? A felicidade pode ser interpretada de várias maneiras, todavia a primeira questão é conhecê-la.

A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Logo, a felicidade pode ser entendida como um estado psicológico do individuo, porém não se pode definir exatamente o que vem a ser a felicidade. Defini-la seria um erro, pois ela possui um vasto campo de explicações.

Novas formas de se “adquirir” a felicidade vem surgindo. Uma forma de poder adquirir a felicidade é a preservação da alma da pessoa, porém essa forma de buscar a felicidade vem decrescendo atualmente. Hoje, duas maneiras de buscar a felicidade se expandem. Uma é a paz dentro de uma família e a outra é o dinheiro e sua conseqüente liberdade. Essas duas maneiras são muito controversas, porém são maneiras que as pessoas viram de como chegar à felicidade.

Um filósofo que falava sobre a felicidade era Epicuro, a sua filosofia não era teórica e sim prática, visto que buscava o sossego para uma vida feliz na qual os temores sobre destino e morte estavam definitivamente eliminados. O pensamento de Epicuro se assemelha a Escola Literária Árcade onde exaltava a natureza, e a felicidade viria numa vida tranqüila que é o que vemos pouco nos dias atuais.

Contudo a felicidade não pode ser vista somente pelos seus lados positivos sendo que ela poderia trazer certa comodidade à pessoa que vem a possuir Uma vez que a pessoa sente-se realizada, logo que não existe objetivos após a felicidade. O capitalismo também se torna prejudicial, visto que ele tem como fundamento principal a busca pelo lucro excessivo fazendo com que as pessoas procurem demasiadamente este, não se importando com mais nada.

Portanto a felicidade pode ser vista de diversas formas, o sentido dela está na maneira que a pessoa procura. Ela não é uma fórmula e sim uma união de fatores que podem levar ou não ao êxito do individuo. A felicidade não pode ser vista, não pode ser julgada, ela pode apenas ser sentida e é isto que a torna muito especial.

Ulysses Guimarães

One Response to “O sentido da felicidade”

  1. "...ela pode ser apenas sentida..." veeerdadeiramente verdadeiro! :D HIAOWE
    ~curti~

Your Reply