Pena de morte: Aderir ou não aderir?


.


Um tema vem sendo bastante discutido atualmente é sobre a pena de morte, também chamada de pena capital. Ela fere os Direitos Humanos, mas vem sendo vista por uma boa parte da população como uma forma de melhorar a sociedade como um todo.
Apesar de a pena de morte já ter sido abolida em boa parte do mundo, os Estados Unidos são o maior exemplo de ainda, em parte, utilizá-la. São 36 estados norte-americanos que aderem a pena de morte como uma forma da pessoa que cometeu o crime pagar pelo ato cometido. Um dos estados norte-americanos que mais utiliza a pena de morte é o estado da Louisiana, mas nem por isso ela deixa de ser um estado violento, muito pelo contrário. 
No Brasil a pena capital só existe para crimes civis, todavia não é posta em prática desde o ano de 1876 sendo o Brasil o 1º país da América Latina a abolir esta pena para crimes comuns. Porém no ano de 2007, quando houve um assalto envolvendo o menino João Hélio e sua mãe, os assaltantes arrastaram o menino preso ao cinto de segurança pelo lado de fora do veículo causando a morte do mesmo. O tema, pena de morte, voltou a ser discutido pela populaçãoentretanto o governo brasileiro não vem demonstrando qualquer interesse de reintroduzir esta pena.
A pena de morte pode ser vista como uma forma de salvar a sociedade dos ex-detentos, mas e aqueles inocentes que foram condenados injustamenteE também são inúmeros casos de pessoas que se regeneraram na cadeia. Muitos viraram escritores e outros conseguiram dar uma nova guinada em suas vidas e se tornaram homens de bens. 
Alguns argumentos a favor da pena de morte é que há crimes hediondos que só a morte resolve ou que a sociedade não é obrigada a sustentar estes facínoras. Mas por outro lado ninguém tem o direito de privar a vida do próximo e não se corrige uma morte ou qualquer outro tipo de crime, causando outra morte. A cadeia é capaz de reeducar o condenado por isso a pena de morte se torna um tema tão abrangente. Esse tema possui argumentos distintos, mas que possuem base para a melhoria na vida  da sociedade. 
Com base nestes argumentos é comprovado que a pena capital possui seus prós e contras, mas ela não deve ser aderida, não deve ser utilizada já que é investindo na educação dos jovens, no bem-estar da população, numa sociedade justa e igualitária que pode se conseguir diminuir a violência e melhorar a vida das pessoas. Ninguém possui o direito de tirar a vida do próximo, o ser humano não é superior a ninguém para decidir a vida do outro. É isto que está escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 10 de Dezembro de 1948.

Ulysses Guimarães

One Response to “Pena de morte: Aderir ou não aderir?”

  1. Se um dia me derem uma redação com esse tema, vou ter como base essa redação. Gostei muito. Parabéns.

Your Reply