Rede Social: Um bem do século XXI?


.


Disponível em : http://acessa.me/f95m. Acesso em 17 de julho de 2011, às 04:28


Com os avanços tecnológicos, as redes sociais evoluem: ferramentas muito interessantes que podem ser como uma faca de dois gumes para quem as usa.  Por um lado a facilidade de comunicação nas redes possibilitam verdadeiras revoluções, por outro pesquisas afirmam que pode haver efeitos prejudiciais no seu uso.
De modo mais prático, a divulgação de idéias se tornou bem mais acessível. Hoje em dia, com alguns minutos se faz uma conta em alguma rede social e, dependendo da rede, em pouco tempo pode-se trocar informações com milhares de pessoas havendo discussões sadias sobre assuntos interessantes. 
Vemos a participação de diversas redes sociais em muitas manifestações populares hoje em dia. Uma das mais marcantes foi a transmissão de informações sobre as eleições iranianas de 2009, onde a mídia local se encontrava sob censura, sendo a Internet, através das redes sociais, principal vetor de informações sobre o movimento para o resto do mundo.
Apesar disso, assuntos medíocres invadem muitas vezes as redes sociais. Durante vários dias dessa última semana entre os assuntos mais comentados do Twitter estavam ofensas contra alguns famosos, se isso só não bastasse, volta e meia se vê “famosos” se “degladiando” nessa rede social, sem contar o “uso inútil” de muitos que vêem o Twitter como um lugar em que todos estão dispostos a ler qualquer coisa.
Segundo uma pesquisa feita pela Drª Tracey Alloway os meios de comunicação resumidos podem causar sérios danos à habilidade de relembrar. Ela afirma que alguns desses meios de comunicação diminuem o limite de atenção, o Twitter, por exemplo, é um “fluxo sem fim” que não permite que o usuário processe ou manipule o que está sendo acompanhado.
De forma geral, o uso errado de redes sociais, assim como de muitas outras coisas, é o que verdadeiramente causa danos ao ser humano. A mesma Doutora que afirmou sobre os danos do Twitter também afirmou que redes sociais como Orkut e Facebook podem ajudar a treinar o cérebro. O que deve ser evitado é o excesso na utilização e o uso para discussão de assuntos fúteis, usadas de forma certa, as redes sociais se tornam uma ferramenta incrível para o conhecimento humano.

Your Reply