Archive for 04/01/2012 - 05/01/2012

Espera-se atitude.


.


Motivos para reclamar da cidade de Porto Velho não faltam. A cidade já ganhou fama estadual e nacional como “fim de mundo”. Realmente, fazendo um passeio pela cidade em um carro ou lancha, caso as ruas estejam alagadas, vê-se o porquê, ônibus que ninguém sabe como entrou tamanha quantidade de pessoas, hospitais que parecem açougues e propagandas do governo, ah, essas não faltam, tem pela cidade inteira! Mas pouca reação se vê por parte da população, resmungar e resmungar não levou, até agora, a mudança alguma.
O que mais encontramos, ao falar com a população, são pessoas desacreditadas sobre política que falam : “ todos são da mesma laia e não vale confiar em nenhum”. Talvez seja por isso que as coisas estejam como estão. Perder o interesse por política não resolve nada, precisamos conhecer-la, a situação não muda justamente porque a população não se interessa. Uma pequena parte da população conhece o candidato a vereador, por exemplo, que votou na ultima eleição, e dos que conhecem, uma parte menor ainda lembra-se das propostas dele e as cobra!
Muita gente tem medo de políticos, os têm como “super poderosos”. Quando fazem “algo que preste”, desculpe o modo grosseiro, a população falta beijar-lhe os pés. Isso não deve acontecer, esquecemos que são os eleitores que dão o poder ao eleito e não passa de uma obrigação a correspondência à expectativa que ele causou.Mas a realidade que a população deixou ser criada faz o cumprimento dessa obrigação parecer um milagre.
E quando algum político corrupto é flagrado “roubando”? Nossa, faltam crucificá-lo. Será que ele é mais “ladrão” que aquele político que ganha por mês o que muitos ganham por ano e ninguém o conhece pelo fato de não apresentar uma proposta interessante? Mas esse ainda é reeleito como o justo! O cara de caráter impecável! Parece brincadeira.
Mas é claro que a população não carrega a culpa sozinha. Quem está no governo não quer sair, por isso deixa de estimular a educação política da população, qual fazendeiro ensina a seu rebanho como quebrar a cerca? Por isso usam a famosa tática “pão e circo” dos romanos, hoje em dia mais conhecida como Olimpíadas e Copa do Mundo. 
Aí percebemos um ciclo, o governo, para se manter no poder, não dá educação adequada à população e a população, que não recebeu a educação política, sustenta esse governo. A solução para quebrar esse ciclo tem que vir da população, dificilmente alguém que está em uma situação confortável no poder quer botar em risco sua posição para melhorar a qualidade de vida da população! Devemos fazer passeatas, movimentos de conscientização sobre política, tudo o que for preciso para mostrar à população que para Porto Velho se tornar uma cidade melhor precisamos de uma população melhor, uma população cidadã, que sabe em quem vota e sabe cobrar de quem é eleito! Já passou da hora de a população acordar!

Kayo Teixeira

Nós somos a "igreja"


.


Religião é um tema delicado para se falar, alias todo tema que envolve a crença de uma pessoa e delicado para se falar. Quando me perguntam qual a minha religião, sinto meu cérebro dando um nó em busca de uma resposta plausível que condiz com que eu penso, infelizmente eu não consigo encontrar, e para evitar sermões e chateação dou uma resposta qualquer apenas pra encerar o assunto.
Não tenho absolutamente nada contra qualquer religião, crença, culto ou a opção de não acreditar em uma divindade, eu apenas gosto de ver a “religião” através do que eu acho que é certo ou errado, é, infelizmente, nunca encontrei uma religião que se encaixe perfeitamente no meu modo de pensar. Não que dizer que eu seja ateu, eu acredito sim na existência de um Deus que nos rege, apenas não concordo com a forma com que as igrejas nos impõem isso.

Muitas das igrejas atuais concentram-se mais na igreja física do que na mensagem, fieis pagam para ter uma igreja maior, mais pomposa, pro guia espiritual estar mais bem vestido e esquecem que o objetivo daquilo tudo é fazer do mundo um lugar melhor. Porque ao invés de construir prédios com abóbodas enormes, pega aquele terreno e divide para construir casas para moradores de rua; porque ao invés de gastar tempo e energia falando o quanto o homem e pecador e que deve penitenciar-se, não vai dar um pouco de atenção aos idosos abandonados em asilos; porque ao invés de gastar dinheiro com terços, bíblias, imagens e outros afins não compra comida para aquelas crianças que passam fome; porque ao invés de pedir perdão dos pecados aliviando a culpa pela confissão, não tenta se melhorar e reverter o “mal” que você causou.

Levando em conta o cristianismo, eu acredito que a mensagem que Jesus quis nos passar está sendo totalmente distorcida pelas igrejas; não acho que Deus queira que levemos uma vida santa totalmente dedicada a ele fazendo cultos em seu nome, se fosse assim não seriamos humanos ou pelo menos não teríamos o livre arbítrio. Ele quis nos mostrar algo chamado consciência e que devemos usa-la sabiamente na vida, nossa consciência é nossa igreja, nossa religião, quando o que fazemos nos deixa de consciência tranquila e sem nenhum peso já estamos respeitando a Deus, não preciso estar em uma igreja todos os dias para afirmar isso, pouco adianta eu estar dentro de uma igreja ouvindo que devemos ser bons e amar a Cristo quando estou sendo arrogante com as pessoas ao meu redor, tendo inveja do carro novo do vizinho, falando mal do chefe, repudiando ateus ou aqueles que não estão no “caminho de Deus”.

O mundo se tornou um lugar frio e cruel, onde você pode morre a qualquer segundo ou ter uma doença horrível sem cura ou ficar de repente ficar deficiente ou com alguma deformidade física, enfrentamos dilemas e problemas que nos maltratam e tiram o sono, com tudo isso o homem precisa de algo para se apoiar, algo mais forte que esse problemas, que sempre vai esta ali para guia-lo e ajuda-lo a descobrir aquela força que esta escondida dentro de si ou aceitar a situação da melhor maneira possível achando que aquilo seria o melhor, isso nos ajuda a aguentar e superar. O ponto chave é que ninguém pode provar se essa força existe ou não, as pessoas que acreditam em Deus podem estar se iludindo e os ateus terem descoberto antes de todos esse teatro ou quem acredita em Deus pode estar se apoiando em um ser divino enquanto os ateus o ignoram e buscam viver com suas próprias forças, isso ninguém pode responder ao certo, mas não cabe a nos julgar, apenas precisamos viver de uma forma digna e com a consciência tranquila, se esses dois itens fazem parte de sua vida pode ter certeza que você esta fazendo tudo certo dentro de qualquer crença ou descrença.

Telenilienação


.

Comecemos falando sobre um assunto que esta causando grande repercussão ultimamente, Thor Batista. Um jovem, que por acaso é filho do homem mais rico do Brasil, atropelou um ciclista, tentou prestar ajuda, mas o ciclista acabou morrendo. Este acontecimento causou um grande alvoroço Brasil afora... Como este jovem foi capaz de matar um ciclista, não? Que coisa feia, não? Então vamos a alguns fatos.
O Brasil é um dos países onde mais morrem pessoas por acidentes de transito, cerca de 37 mil por ano, sendo 100 ciclistas por dia, alem da internação de aproximadamente 180 mil. No entanto por causa que foi o “Thor Batista”, filho de Eike Batista causou essa revolta toda por parte da população, meio irônico com duas pitadas de hipocrisia.
Vamos aproveitar este tema e puxar outro assunto parecido, todo dia acontecem assassinatos, no entanto um foi especial por motivos desconhecidos... Um adolescente prendeu sua namorada no apartamento por um tempo e depois a matou. Este adolescente provavelmente cometeu tamanhas atrocidades maiores do que as milhares de mutilações e assassinatos que ocorrem todos os dias Brasil a fora. Quantos casais se matam por um amor não correspondido? Mas este não, este tinha que ser comentado por toda a população, pois a mídia fez a maior divulgação. Se a mídia não tivesse divulgado a noticia, será que teria acontecido a mesma repercussão por parte da grande massa da população?
Pesquisando ainda mais, se a mídia não tivesse feito pressão sobre o coitado desde  o começo da historia, será que ele ainda assim teria a matado? Será que por causa de impulsos e pressões de fora ele não conseguiu conversar e acabar com a historia sem ninguém ter que morrer?
Isso por quê? Vamos a uma curta aula de historia, a mídia televisiva brasileira “surgiu” em meados dos anos 50 do século passado. A partir da década de 60 foi influenciada pela ditadura militar, que buscava uma forma de levar a população todas as “boas ações” do governo, escondendo, ou melhor , nem citando o outro lado das coisas. Greves, fome, problemas financeiros, tudo isso era obscurecido pela mídia. Para a população o Brasil estava em um auge de desenvolvimento. Essa idéia da mídia ainda permaneceu até pós-regime militar, como podemos ver através das eleições que reiniciaram com a volta do voto popular ou democracia, como queiram. Um grande exemplo disso foi Collor e grande influencia da Rede Globo para a sua eleição.
Com essa força que a mídia ganhou através dos tempos, ela já fez lavagem cerebral em grande parte da população, podendo moldar facilmente grande parte de nosso Estado a fazer o que bem entende. Quantas pessoas você não conhece que compra um produto completamente fútil por ter visto seu comercial na TV? Ou, acredita em algo, pois a televisão disse que aquilo era verdade?
Temos que deixar de ser hipócritas e julgar somente casos específicos, divulgados pela mídia. Pessoas morrem, acontecem vários acidentes, mas em vez de combater e comentar desses casos específicos, por que não combater a causa deles ou eles como um todo?
Antes de se revoltarem contra casos específicos se lembrem que famosos ou não, ricos ou não, todos são humanos, e como tal, tem o mesmo direito e, portanto deveriam ser julgados da mesma forma. Ninguém e melhor ou pior por ser mais rico ou mais pobre, famoso ou não. A lei é clara, todos estão igualmente submetidos à ela.
Portanto, da próxima vez que acontecer algum acontecimento deste tipo, se lembrem disso. Comecem a pensar por vocês e não pelo o que a mídia faz com que vocês pensem, não sejam robôs controlados por uma maquina chamada mídia, sejam humanos que controlem essa maquina, que não julgam alguém pelo que uma caixa de metal diz ser verdade, julguem alguém pelos seus atos.
Gabriel Augusto.