Espera-se atitude.


.


Motivos para reclamar da cidade de Porto Velho não faltam. A cidade já ganhou fama estadual e nacional como “fim de mundo”. Realmente, fazendo um passeio pela cidade em um carro ou lancha, caso as ruas estejam alagadas, vê-se o porquê, ônibus que ninguém sabe como entrou tamanha quantidade de pessoas, hospitais que parecem açougues e propagandas do governo, ah, essas não faltam, tem pela cidade inteira! Mas pouca reação se vê por parte da população, resmungar e resmungar não levou, até agora, a mudança alguma.
O que mais encontramos, ao falar com a população, são pessoas desacreditadas sobre política que falam : “ todos são da mesma laia e não vale confiar em nenhum”. Talvez seja por isso que as coisas estejam como estão. Perder o interesse por política não resolve nada, precisamos conhecer-la, a situação não muda justamente porque a população não se interessa. Uma pequena parte da população conhece o candidato a vereador, por exemplo, que votou na ultima eleição, e dos que conhecem, uma parte menor ainda lembra-se das propostas dele e as cobra!
Muita gente tem medo de políticos, os têm como “super poderosos”. Quando fazem “algo que preste”, desculpe o modo grosseiro, a população falta beijar-lhe os pés. Isso não deve acontecer, esquecemos que são os eleitores que dão o poder ao eleito e não passa de uma obrigação a correspondência à expectativa que ele causou.Mas a realidade que a população deixou ser criada faz o cumprimento dessa obrigação parecer um milagre.
E quando algum político corrupto é flagrado “roubando”? Nossa, faltam crucificá-lo. Será que ele é mais “ladrão” que aquele político que ganha por mês o que muitos ganham por ano e ninguém o conhece pelo fato de não apresentar uma proposta interessante? Mas esse ainda é reeleito como o justo! O cara de caráter impecável! Parece brincadeira.
Mas é claro que a população não carrega a culpa sozinha. Quem está no governo não quer sair, por isso deixa de estimular a educação política da população, qual fazendeiro ensina a seu rebanho como quebrar a cerca? Por isso usam a famosa tática “pão e circo” dos romanos, hoje em dia mais conhecida como Olimpíadas e Copa do Mundo. 
Aí percebemos um ciclo, o governo, para se manter no poder, não dá educação adequada à população e a população, que não recebeu a educação política, sustenta esse governo. A solução para quebrar esse ciclo tem que vir da população, dificilmente alguém que está em uma situação confortável no poder quer botar em risco sua posição para melhorar a qualidade de vida da população! Devemos fazer passeatas, movimentos de conscientização sobre política, tudo o que for preciso para mostrar à população que para Porto Velho se tornar uma cidade melhor precisamos de uma população melhor, uma população cidadã, que sabe em quem vota e sabe cobrar de quem é eleito! Já passou da hora de a população acordar!

Kayo Teixeira

Your Reply