Impostos e benefícios


.

O governo arrecadou R$ 71,534 bilhões em impostos e contribuições em maio, valor recorde para o mês e 7,2% superior em termos reais (descontada a inflação) ao recolhido em maio de 2010, informou a Receita. 
Disponível em: http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=15,100326. Acessado em 17 de junho de 2011 às 23h 27min.

Segundo o site “http://www.impostometro.com.br/”, o brasileiro já pagou em tributos mais de 600 bilhões de reais do dia 01/01/2011 ao dia 17/06/2011. Dinheiro que deveria ser empregado no custeio de bens e serviços públicos, segurança por exemplo, mas, em muitos casos, é sujeito a desvio, construindo, aos poucos, um verdadeiro caos na situação socioeconômica do país.
De forma simplificada, impostos são valores cobrados a pessoas físicas e jurídicas, incidindo sobre a renda e patrimônio, usados para custear as despesas da administração pública, não tendo finalidade específica para o dinheiro arrecadado. Apesar de não ter vínculo com gastos específicos, em teoria os recursos são utilizados para o bem-estar da população, empregados em saúde, educação entre outras áreas. O que se vê na verdade é um grande descaso da maior parte do governo.
Recentemente várias partes do Brasil decretaram estado de calamidade pública na saúde, Londrina é um exemplo, e se sabe que não são fenômenos isolados e nem surgiram “do dia para a noite”. O SUS (Sistema Único de Saúde) precisa urgentemente de melhorias, por toda parte do Brasil há pessoas morrendo na fila de espera, sem citar a falta de disponibilidade de remédios.
A educação pode ser resumida em uma fala da professora Amanda Gurgel durante Audiência Pública sobre educação no Rio Grande do Norte: “ (...) as pessoas apresentam muitos números e como sempre colocam “os números são irrefutáveis”, eu gostaria também de apresentar um número para iniciar a minha fala, que é um número composto  por 3 algarismos apenas, bem diferente dos outros números que são apresentados aqui com tantos algarismos, que é o numero do meu salário: um nove, um três e um zero, meu salário base, 930 reais.”
O Brasil vive uma democracia, se há corrupção, se há altas taxas de impostos é conseqüência da atitude ou falta dessa por parte da população. Segundo Jerson Kelman, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a sociedade brasileira “vive na infância da democracia, em que se atribui aos dirigentes a responsabilidade de resolver todos os problemas. É preciso perceber que o poder dos políticos é limitado e só o engajamento de todos é que vai fazer com que as condições de vida melhorem”.
A alta tributação não ocorre somente no Brasil. Em vários países, inclusive desenvolvidos, há elevados impostos, porém isso não se torna um problema quando se entende que a maior parte dos recursos realmente volta em forma de benefícios para a população.
A possível solução para o problema dos impostos mal utilizados é exatamente vinda da vontade da população, a população deve se alertar que não é normal pagar seus impostos em dia e não ter esgoto, água tratada, educação e saúde de qualidade, quando a sociedade sair dessa “democracia infantil” e reclamar seus direitos tratando a política como meio pelo qual sua vontade é defendida e não com “nojo” as coisas podem começar a mudar levando o Brasil para um caminho de igualdade e justiça, de real ordem e progresso.

Your Reply