Combate ao crime


.

"Na manhã desta quarta-feira, Policiais da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) fazem operação com objetivo de prender membros de uma quadrilha envolvida com contravenção. Há seis meses, investigações apontaram que os suspeitos recebem propinas mensais. O grupo responderá por corrupção ativa e passiva, além de formação de quadrilha." (fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/132914+operacao+contra+corrupcao+policial+ja+prendeu+4+investigados Acesso em 12 de junho de 2011 às 23h29min)


              Crime envolvendo policiais é o que não falta: assassinatos, abusos de poder. Mas um dos crimes que recentemente vem chamando mais a atenção da mídia é a corrupção, a ligação ou aliança ao crime. Tema que vem sendo discutido frequentemente principalmente por causa de filmes como “Tropa de Elite 2” .
             Várias causas que levam a esse crime podem ser listadas sendo mais plausível uma relação entre elas, as principais: péssimas condições de trabalho, baixa remuneração e a oportunidade de lucrar de forma fácil. Tendo que arriscar sua vida na luta contra o crime com armas de baixo poder ofensivo se comparada às de vários traficantes e sendo pouco remunerado por isso, passando em alguns casos por dificuldades financeiras por precisar sustentar uma família e vendo criminosos ganhando quantias exorbitantes, abre-se uma rota ao dinheiro fácil obtido ilegalmente por meio de “vista grossa” ou defesa direta de crimes.
              Isto, a corrupção, acaba causando medo na população, que confusa por não ter certeza das reais intenções de um policial pode desrespeitá-lo, infringindo também à lei. Além de causar instabilidade na própria corporação havendo risco de vida para honestos que ao descobrir irregularidades as acusarem.
              As várias “faces” da polícia, ou melhor, dos policiais podem gerar caos na sociedade, muitos que deveriam defender a população usam a política do medo, corrupção e abuso de poder para formar uma quadrilha “legal” que manda e desmanda no crime. Deve-se fazer uma política de aperfeiçoamento no preparo de policiais, sendo preparados tanto física como psicologicamente para enfrentar o dia-a-dia nas ruas sem ceder às tentações do crime, bons passos da parte do Governo seriam uma melhor remuneração a quem garante a segurança da sociedade, aumento da fiscalização para que se possa diminuir a entrada de armas de forma ilegal no país e criar políticas punitivas mais rígidas para militares que ao invés de dar o exemplo cumprindo à lei, fazem exatamente o contrário.

4 Responses to “Combate ao crime”

  1. Anônimo says:

    Se formos levar em consideracao que quando vamos escolher uma profissao, ja sabemos, em media, quanto a mesma ira receber, a falta de remuneracao adequada pelo servico prestado nao e desculpa para seguir a corrupcao,

  2. Anônimo says:

    fato pelo qual entrou para a policia, em teoria. Ignorando esse fato, o problema nao e a policia corrupta, e sim os altos impostos cobrados em nosso querido pais sobre qualquer produto, nacional ou nao, o que faz com que o preco de tudo suba para uma tabela exorbitante que faz com que o nosso salario, que teoricamente era possivel uma subsistencia e ainda diversao, vai pro saco so com a subsistencia, ainda assim faltando, as vezes, a propria subisistencia. Mas se voce quiser ignorar a falta de remuneracao,

  3. Anônimo says:

    e o problema com os impostos brasileiros, vamos falar entao de uma forma democratica, se nao se acham satisfeitos, facam greve, nao va para a corrupcao pelo simples fato de ser mais facil ...

  4. A hipótese de se "saber quanto se ganha e por isso não ser desculpa para se corromper" seria válida se no Brasil a inflação parasse de atuar e os preços não subissem mais. A maioria dos novatos da polícia trabalha de forma honesta por precisar do dinheiro e por saber previamente quanto irá ganhar, o problema se dá quando se passa um tempo: o preço das mercadorias sobe e o salário não acompanha, caindo assim o padrão de vida dos policiais e não valendo mais arriscar a vida por tão pouco, abrindo caminho para a corrupção. Quanto à impostos, é tema para outra conversa!

Your Reply