Variações Linguísticas


.

A cada vez mais vem se perdendo um costume entre os brasileiros e esse costume é de ter que utilizar ao máximo a norma padrão ao se comunicarem verbalmente. As variações lingüísticas apareceram como uma forma de diferenciar cada povo e de diferenciá-los de acordo com a sua cultura.


As variações lingüísticas existem para diferenciar a forma de casa povo se expressar , seria estranho um país com 26 estados e mais o Distrito Federal possuir a mesma forma de se expressar ou comunicar. Elas devem ser respeitadas, pois fazem parte de uma cultura de um povo que tem a autonomia de poder se expressar da maneira que melhor os convir.


As variações lingüísticas estão mais presentes nas redes sociais que é o local onde as pessoas se sentem mais a vontade para se comunicarem da forma que elas preferirem. Isso ocorre mais entre os jovens que estão mais ‘’conectados’’ com as novas maneiras de se comunicarem, já que cada vez mais aparecem novos jeitos de se dialogarem e as variações lingüísticas estão inclusas nisso.


Todavia, as variações lingüísticas não trazem apenas fatores positivos a vida da população. Ela se torna prejudicial as pessoas quando ela vem se tornar um vício, pois há casos que não se pode vir a utilizá-la, como em redações entre outros que se é recomendado o uso da norma-padrão da escrita, logo que as variações lingüísticas são usadas mais freqüentemente em situações informais.


Portanto, para que as variações lingüísticas sejam usadas da maneira correta é necessário saber utilizá-las, não é sempre que se vai poder utilizá-la, mas não é por isso que ela deve ser desprezada. As variações lingüísticas tem a sua importância e se utilizada da maneira correta pode ser uma grande aliada no futuro universitário.


Ulysses Guimarães.

Your Reply