Archive for 06/01/2011 - 07/01/2011

Avisos e Indicações...


.

Tudo bem galera?
Começando com os avisos...

  • Venho informar o resultado da Enquete "Qual dos temas vocês preferem para o próximo post?" .Com 50% dos votos a opção de tema "Pena de Morte" foi a vencedora. Porém, venho dizer, a quem estava esperando de imediato, que a previsão é que o texto seja postado semana que vem.
  • O blog ganhou um novo autor: Ulysses Guimarães (Uly Guimarães)
  • Pelo fato de termos ganho mais um autor ocorrerão 2 mudanças principais: os textos serão assinados por Kayo Teixeira ou Ulysses Guimarães e o Blog mudará de nome, de "Deixa o Kayo falar" para "Sem Senso Comum"
  • E para finalizar: a todos que estão pedindo indicações, deixem o blog, vídeo, texto etc. que quiserem divulgar nos comentários, estes passam por moderação antes de serem postados, então, com certeza, todos serão lidos e, os que realmente forem bons, teremos a honra de fazer um post indicando.

Agora as indicações:
  • A primeira indicação vai para um site onde pode-se analisar o monitoramento de queimadas, site com vários mapas resumo, detalhes de detecção entre outras opções. Aí vai o link: http://sigma.cptec.inpe.br/queimadas/
  • A segunda vai para um texto, de um antigo blog do Ulysses Guimarães, cujo tema fala da desigualdade no Brasil. Aí vai o link: http://ulyssesguimaraes10.blogspot.com/2010/10/separados-pelo-poder-aquisitivo.html?spref=tw
  • A terceira e última é para um texto curioso, muito criticado e de autoria muito debatida, por isso e por outros fatores acaba sendo um texto fértil para análises. Aí vai o link (em forma de vídeo): http://www.youtube.com/watch?v=vlLh8K6FF8A
Saudações, Kayo Teixeira.

Desmatamento cego.


.

Disponível em: http://migre.me/57mBe (Acesso em 25 de junho de 2011 às 19h37min)




O desmatamento da floresta Amazônica em maio desse ano foi de 165 quilômetros quadrados. Se comparado com os 96 quilômetros quadrados desmatados no mesmo mês do ano passado, o dado representa um aumento de 72%. As informações são do Boletim Transparência Florestal, divulgado hoje (17) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). 
Disponível em :http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=387172 (Acesso em 25 de junho de 2011 às 19h37min)



A Amazônia reúne milhares de seres, muito úteis na indústria, já catalogados, sendo que estes são minoria perante os ainda desconhecidos pela ciência. Contudo, essa imensa variedade de seres vivos está sendo cada vez mais destruída pela ameaça humana, que provoca um rápido processo de “desaparecimento” de massas densas de florestas que volta como prejuízo para o próprio homem.
Há muitas causas antigas para o desmatamento, entre elas o interesse no uso da madeira pela indústria ou do solo para a agricultura e pecuária são os principais. Porém novas causas têm sido percebidas, como a relação da grave situação de devastação com a construção de Usinas Hidrelétricas, como a de Belo Monte no rio Xingu, e a especulação causada pelo novo código florestal, este merece um destaque por ser menos conhecido.
O novo código florestal pode ser uma gigantesca ameaça à biodiversidade na Amazônia. Entre uma de suas proposições ele diz que propriedades com tamanho inferior a 4 módulos rurais não precisariam recompor a Reserva Legal que tivessem desmatado. O problema surge quando se vê que na Amazônia cada módulo rural pode chegar a 100 hectares, podendo gerar uma corrida para o desmatamento em proporções ainda não vistas. “É uma incerteza que tem gerado o desmatamento especulativo e não produtivo. Muita gente tem feito isso para garantir terra”, afirmou Adalberto Veríssimo, pesquisador do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).
Conseqüências existem várias: assoreamento de rios, mudanças nos índices pluviométricos, extinção de espécies, intensificação do efeito estufa, entre outros. Mas um fato ainda pouco discutido é a extinção de espécies ainda não catalogadas pela ciência. A maior parte dos medicamentos usados hoje é oriunda de vegetais, na Amazônia podem existir aproximadamente 5 milhões de espécies vegetais das quais menos de 100 mil foram registradas, podendo aquelas, que não foram registradas, conter a cura para muitas doenças que assolam a humanidade ainda hoje.
Alem desse tópico, se pode discutir o fato de que muitas doenças não conhecidas pelo homem serem disseminadas após a invasão deste à floresta. Sendo exemplos diversas doenças espalhadas quando animais silvestres ou mosquitos são retirados de seu habitat e acabam fazendo contato com seres humanos.
Para reduzir a devastação bastam ações simples, uma dieta alimentar com menos carne, por exemplo, em grande escala poderia diminuir a produção de soja, sendo grande parte dessa produção utilizada na ração de animais, e de gado, diminuindo o desmatamento para pastagens. Denúncias sobre agressões ao meio ambiente, como incêndios florestais, podem ser feitas através da Linha Verde do IBAMA 0800-61-8080. A ambição do homem tem causado terríveis consequências à natureza, ações simples como essas podem diminuir os danos já causados, beneficiando assim ambos lados, tanto o da preservação da natureza quanto o da sobrevivência da sociedade humana.

Indicações...


.

Tudo bem galera? 

Hoje vou fazer indicações especiais relacionados ao último post!
  • A primeira indicação vai para o site da Receita Federal, site que dá informações sobre diversos impostos, todo bom cidadão deve estar por dentro. Aí vai o link: 
          http://www.receita.fazenda.gov.br/aliquotas/default.htm

  • A segunda vai para um vídeo com o depoimento da Professora Amanda Gurgel, citada no último texto. Aí vai o vídeo:

  • A terceira vai para um projeto que ganhou popularidade rápido mas ainda não atingiu a meta. Acredito que toda forma de manifestação é válida e toda pessoa que "mete a cara" para tentar mudar algo que está errado merece o meu apoio, por isso eu apoio a campanha "Preço Justo Já", vamos sair dessa democracia infantil? Aí vai o link: 
          http://www.precojustoja.com.br/

Impostos e benefícios


.

O governo arrecadou R$ 71,534 bilhões em impostos e contribuições em maio, valor recorde para o mês e 7,2% superior em termos reais (descontada a inflação) ao recolhido em maio de 2010, informou a Receita. 
Disponível em: http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=15,100326. Acessado em 17 de junho de 2011 às 23h 27min.

Segundo o site “http://www.impostometro.com.br/”, o brasileiro já pagou em tributos mais de 600 bilhões de reais do dia 01/01/2011 ao dia 17/06/2011. Dinheiro que deveria ser empregado no custeio de bens e serviços públicos, segurança por exemplo, mas, em muitos casos, é sujeito a desvio, construindo, aos poucos, um verdadeiro caos na situação socioeconômica do país.
De forma simplificada, impostos são valores cobrados a pessoas físicas e jurídicas, incidindo sobre a renda e patrimônio, usados para custear as despesas da administração pública, não tendo finalidade específica para o dinheiro arrecadado. Apesar de não ter vínculo com gastos específicos, em teoria os recursos são utilizados para o bem-estar da população, empregados em saúde, educação entre outras áreas. O que se vê na verdade é um grande descaso da maior parte do governo.
Recentemente várias partes do Brasil decretaram estado de calamidade pública na saúde, Londrina é um exemplo, e se sabe que não são fenômenos isolados e nem surgiram “do dia para a noite”. O SUS (Sistema Único de Saúde) precisa urgentemente de melhorias, por toda parte do Brasil há pessoas morrendo na fila de espera, sem citar a falta de disponibilidade de remédios.
A educação pode ser resumida em uma fala da professora Amanda Gurgel durante Audiência Pública sobre educação no Rio Grande do Norte: “ (...) as pessoas apresentam muitos números e como sempre colocam “os números são irrefutáveis”, eu gostaria também de apresentar um número para iniciar a minha fala, que é um número composto  por 3 algarismos apenas, bem diferente dos outros números que são apresentados aqui com tantos algarismos, que é o numero do meu salário: um nove, um três e um zero, meu salário base, 930 reais.”
O Brasil vive uma democracia, se há corrupção, se há altas taxas de impostos é conseqüência da atitude ou falta dessa por parte da população. Segundo Jerson Kelman, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a sociedade brasileira “vive na infância da democracia, em que se atribui aos dirigentes a responsabilidade de resolver todos os problemas. É preciso perceber que o poder dos políticos é limitado e só o engajamento de todos é que vai fazer com que as condições de vida melhorem”.
A alta tributação não ocorre somente no Brasil. Em vários países, inclusive desenvolvidos, há elevados impostos, porém isso não se torna um problema quando se entende que a maior parte dos recursos realmente volta em forma de benefícios para a população.
A possível solução para o problema dos impostos mal utilizados é exatamente vinda da vontade da população, a população deve se alertar que não é normal pagar seus impostos em dia e não ter esgoto, água tratada, educação e saúde de qualidade, quando a sociedade sair dessa “democracia infantil” e reclamar seus direitos tratando a política como meio pelo qual sua vontade é defendida e não com “nojo” as coisas podem começar a mudar levando o Brasil para um caminho de igualdade e justiça, de real ordem e progresso.

Indicações...


.

           Tudo bem galera? Duas indicações hoje!

  • A primeira é em homenagem ao 123º Aniversário de Fernando pessoa, aí vai o link:
          http://www.releituras.com/fpessoa_aniversario.asp
  • A segunda vai para um vídeo que usa como tema a Legalização da Maconha. O autor argumenta muito bem, vale a pena conferir, aí vai o link:
          http://www.youtube.com/watch?v=32UUyej75Is

Combate ao crime


.

"Na manhã desta quarta-feira, Policiais da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) fazem operação com objetivo de prender membros de uma quadrilha envolvida com contravenção. Há seis meses, investigações apontaram que os suspeitos recebem propinas mensais. O grupo responderá por corrupção ativa e passiva, além de formação de quadrilha." (fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/132914+operacao+contra+corrupcao+policial+ja+prendeu+4+investigados Acesso em 12 de junho de 2011 às 23h29min)


              Crime envolvendo policiais é o que não falta: assassinatos, abusos de poder. Mas um dos crimes que recentemente vem chamando mais a atenção da mídia é a corrupção, a ligação ou aliança ao crime. Tema que vem sendo discutido frequentemente principalmente por causa de filmes como “Tropa de Elite 2” .
             Várias causas que levam a esse crime podem ser listadas sendo mais plausível uma relação entre elas, as principais: péssimas condições de trabalho, baixa remuneração e a oportunidade de lucrar de forma fácil. Tendo que arriscar sua vida na luta contra o crime com armas de baixo poder ofensivo se comparada às de vários traficantes e sendo pouco remunerado por isso, passando em alguns casos por dificuldades financeiras por precisar sustentar uma família e vendo criminosos ganhando quantias exorbitantes, abre-se uma rota ao dinheiro fácil obtido ilegalmente por meio de “vista grossa” ou defesa direta de crimes.
              Isto, a corrupção, acaba causando medo na população, que confusa por não ter certeza das reais intenções de um policial pode desrespeitá-lo, infringindo também à lei. Além de causar instabilidade na própria corporação havendo risco de vida para honestos que ao descobrir irregularidades as acusarem.
              As várias “faces” da polícia, ou melhor, dos policiais podem gerar caos na sociedade, muitos que deveriam defender a população usam a política do medo, corrupção e abuso de poder para formar uma quadrilha “legal” que manda e desmanda no crime. Deve-se fazer uma política de aperfeiçoamento no preparo de policiais, sendo preparados tanto física como psicologicamente para enfrentar o dia-a-dia nas ruas sem ceder às tentações do crime, bons passos da parte do Governo seriam uma melhor remuneração a quem garante a segurança da sociedade, aumento da fiscalização para que se possa diminuir a entrada de armas de forma ilegal no país e criar políticas punitivas mais rígidas para militares que ao invés de dar o exemplo cumprindo à lei, fazem exatamente o contrário.